Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Não consigo esquecer uma traição

Dra Thais,
Estou casado há dois anos e, no final do ano passado tivemos uma briga e ela pediu transferência do serviço para uma outra cidade, a questão é que mesmo tendo pedido essa transferência ela se arrependeu e estava decidida a voltar.
Comprou uma casa na cidade onde eu havia ficado e estava pleiteando trocar de lugar com um colega de serviço dela, uma vez que seria impossivel uma segunda transferência em tão pouco tempo. Sem me dar qualquer tipo de explicação ela desistiu de voltar. Mais tarde eu fiquei sabendo que ela estava com outra pessoa.
Hoje em dia estamos tentando reatar, ela se diz arrependida do que fez, mas por outro lado fico em dúvida com relação a esse arrependimento, pois quando estava com outro, ela me fez passar poor muitas humilhações, inclusive no dia do aniversário dela eu fui fazer-lhe uma surpresa e, quem acabou sendo surpreendido fui eu, pois ela não quis me receber na casa dela, disse que amava outra pessoa e eu acabei tendo que dormir no banco da rodoviária, uma vez que já não tinha mais onibus e o único hotel da cidade estava lotado.
Além desse fato existiram muitos outros da mesma natureza. Hoje em dia ela pede uma reconciliação, mas eu não consigo esquecer que ela teve outra pessoa, não consigo passar por cima de tudo que ela me fez e, além de tudo não consigo ter mais confiança nela.
O que faço??
Já tentei sair com outras mulheres mas, não consigo esquecê-la.

Resposta: Meu caro,
Quando um homem é humilhado por uma mulher como você foi, o melhor é não voltar. É normal a pessoa traída não esquecer quem a traiu.
Acontece que quando há uma reconciliação mas o clima durante a separação incluiu momentos inesquecíveis de sofrimento, o mais comum é que haja sempre uma sombra impedindo a relação de se recompor positivamente.
A desconfiança mina qualquer relação e você tem todos os motivos para não mais confiar em sua mulher. O perigo de vir a tratá-la mal também existe e mais ainda, o perigo de um belo dia vir a se vingar de tudo aquilo pelo que ela lhe fez passar.
Se vocês não têm filhos, isso facilita muito as coisas. Esse aparente amor que sente é provavelmente um ódio disfarçado.
Leia, na seção de Artigos do Thaïs Responde, "A Magia do Não". Você não irá esquecê-la, nem poderia, não acha?
Mas é possível que com o passar do tempo se lembre dela com mais serenidade, sem paixão, mas como uma experiência importante da qual deverá tirar boas lições.
Abraços,
Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.

Publicidade