Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Que tipo de relação é essa?

O que pode ser isso? Após se conhecerem aqui, duas pessoas se relacionam por mais de 3 anos e durante uma conversa sobre relacionamentos ele diz que ela é apenas sua namorada, mas sem compromisso. Ela, sempre dedicada e fiel, questiona se se não há compromisso, pode acontecer a infidelidade e resolve que não quer esse tipo de relacionamento, apesar de gostar muito dele. Ela sofre por estar sozinha, mas não quer criar mais expectativas sobre algo que ele não pode oferecer. Após alguns meses da separação, ele envia e-mails e telefona dizendo que sente falta dos bons momentos juntos, viagens, etc. Por que um homem com mais de 50 anos age dessa forma? Não quer assumir um relacionamento, mas insiste no contato. Eu acho que quer apenas um ombro amigo que nunca negou lhe ouvir e sempre o apoiou. Novamente aqui no site me envia piscadinhas e me seleciona como predileta. Ignorei tais atividades porque se eu perguntar o que isso significa, tenho certeza que a resposta será “brincadeirinha rsrsrs”.

Resposta: Um homem imaturo e indisponível que busca aparentemente uma relação para servi-lo e não para trocar. Você, por sua vez, aceitou essas condições durante 3 anos (apesar de parecer surpresa com a coloção de viverem uma relação sem compromisso tanto tempo depois). No fundo você sabia das limitações de seu companheiro. Ainda que não fossem explícitas, elas estavam presentes. Talvez tenha aceitado (mesmo que de forma inconsciente) por ser insegura ou carente demais. Mesmo que goste muito dele sabemos que uma relação para existir precisa ser mantida pelo casal que compartilha do mesmo desejo em estar junto. Ele teve a chance dele por 3 longos anos e você está certa em não se deixar iludir mais uma vez. Dificilmente ele mudou. Siga com sua vida, busque uma nova relação plena e saudável emocionalmente.

Respondido por

Dra. Juliana Amaral Psicóloga

Psicóloga Clínica, Psicanalista, formada pela PUC.RJ. Atendimento clínico em consultório particular ha 10 anos. Atendimento de crianças, adultos e família.