Seja +
Seja +

Perguntas e respostas

Pergunta: Não consigo me apaixonar por ninguém

Não consigo me apaixonar por ninguém. Isso é um problema?

Resposta: Qualquer coisa que traga incômodos pode ser considerada um problema. Se você não consegue se apaixonar, mas isso não te incomoda, então não é um problema. Por outro lado, se isso te deixa chateado, triste, infeliz, aí sim é um problema. Neste último caso, a solução pode vir a partir de muita reflexão. Esta reflexão pode começar a partir de uma pergunta bastante simples (mas cuja resposta pode ser complexa!): por quê?
As causas para não se apaixonar podem ser muitas. Você pode simplesmente ainda não ter encontrado a pessoa certa, o que se resolveria facilmente com o tempo. Nesse caso, sugiro que você somente invista em conhecer pessoas, mas não faça mais do que isso. Não podemos nos forçar a nos apaixonar, então o máximo que podemos fazer é aumentar as possibilidades disso acontecer.
Há também situações em que a pessoa exige perfeição de seu par. Como esta perfeição evidentemente não existe, é natural que surjam muitas frustrações. Nestes casos, o recomendado é tentar não buscar uma pessoa ideal, mas alguém real, com defeitos e qualidades como qualquer ser humano.

Abraços,
Mariana

Respondido por

Dra. Mariana Santiago de Matos Psicóloga

Consultora de Relacionamento e Comunicação, Palestrante, Jornalista e Autora do livro Faça o Amor Valer a Pena, entre outros. Pós-graduada em Educação Sexual e graduanda em Psicologia.

Publicidade