Seja +
Seja +

Perguntas e respostas

Pergunta: Quero mais que amizade. Como me declarar?

Olá, caras psicólogas, gostaria de um conselho. Faz três anos que conheço uma mulher a qual eu nunca tentei nada, mas sempre a tratei com o máximo de carinho e respeito para tudo. Logo, com o passar do tempo, deixamos de ser bons amigos para nos tornarmos melhores amigos. Por vezes nós nos encontramos para sair, batemos um papo gostoso, caminhamos de mãos dadas e tudo mais, só que sem rolar beijo, sempre como melhores amigos. Só que desde o final do ano passado acabei traído pelo amor e me tornei muito apaixonado por essa pessoa, continuamos a nos encontrar, mas tenho medo de ser rejeitado e acabar perdendo essa grande amizade para sempre, então não revelo meus sentimentos, pois já sofri com isso anteriormente, assim como ela sofre muito com desilusões amorosas até hoje. Ajudem-me, pois não sei o que fazer e meu coração não aguenta mais sofrer e vê-la sofrendo nos braços de outros que só querem usá-la. Tenho 25 anos, ela 30 anos e tem uma filha de 7.

Resposta: Penso que relacionamentos duradouros e sólidos, sejam eles de amizade ou amor, tendem a ser abalados apenas por algo muito sério ou grave. Quando digo sério ou grave, me refiro a grandes mentiras, traições, golpes ou coisas do tipo. Se você declarar seu amor e não for correspondido, a amizade pode até se transformar, mas creio que dificilmente você a perderia para sempre. Isso porque vocês dois já se conhecem muito bem, um tem carinho pelo outro e ambos fazem questão de preservar a amizade. Se vocês têm tantos pontos em comum, penso que ela compreenderia e acolheria bem seu sentimento.
E tudo isso na pior das hipóteses, que é ela não corresponder ao seu sentimento. Lembre-se que sua declaração pode elevar a relação a um patamar melhor do que o que vocês já têm hoje. Quem sabe ela não sente por você o mesmo que você sente por ela? Você só saberá se declarando!

Abraços,
Mariana

Respondido por

Dra. Mariana Santiago de Matos Psicóloga

Consultora de Relacionamento e Comunicação, Palestrante, Jornalista e Autora do livro Faça o Amor Valer a Pena, entre outros. Pós-graduada em Educação Sexual e graduanda em Psicologia.

Publicidade