Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Transtorno bipolar

Acabo de sair de um namoro de 4 meses. Me apaixonei e não sabia que ele tinha transtorno bipolar. Descobri depois que ele terminou o namoro. Ele pode querer voltar comigo? Pode ser perigoso relacionar-se com alguém assim? Essa mudança de comportamento é trazida para o relacionamento? Ou seja, ele terminou sem motivo algum e me disse “mas eu gosto de você"... Dá pra entender?

Resposta: Ao que me parece, ao saber sobre o transtorno bipolar você deixou de ver a pessoa e passou a ver um transtorno. Você diz que, nos quatro meses de relação, não sabia que ele tinha transtorno bipolar. Por que, ao saber, pensou que poderia ser perigoso se relacionar com ele? Você já tinha sentido esse medo antes?

Talvez você esteja assustada – e com certa razão, já que o nome assusta – mas é importante lembrar que ele continua sendo a pessoa com quem você se relacionou. Cada um tem um tipo de dificuldade e a intensidade dessa dificuldade pode variar. Em todos os casos, elas provavelmente influenciarão de alguma maneira no relacionamento, já que fazem parte da pessoa. Cabe a você avaliar o quanto o transtorno bipolar interferiu na relação de vocês e o quanto você acha que pode suportar estar com uma pessoa com dificuldades desse tipo. Se achar conveniente, informe-se mais sobre o transtorno bipolar, para ter mais elementos para pensar a respeito.

Abraços,
Mariana

Respondido por

Dra. Mariana Santiago de Matos Psicóloga

Consultora de Relacionamento e Comunicação, Palestrante, Jornalista e Autora do livro Faça o Amor Valer a Pena, entre outros. Pós-graduada em Educação Sexual e graduanda em Psicologia.

Publicidade