Seja +
Seja +

Perguntas e respostas

Pergunta: Brincadeiras

Estava eu me correspondendo com uma pessoa de outro estado. Todos os dias eu mandava um recadinho brincalhão, leve. Gosto de seduzir... sem compromissos... Essa pessoa me tirou dos prediletos dela e me chateei. Recebo muitas cantadas aqui, sou bonita , tenho ótimo nível. Fiquei muito chateada, e mandei um último e-mail dizendo isso e que não mais mandaria nada. Conversamos muito pelo msn....estaria eu me precipitando? Será que essa pessoa se assustou comigo? Não sei o que fiz de errado, eu não fiz nada!!! O que será que houve?!

Resposta: Dizem que quando se olha um casal e a mulher está rindo, é porque o homem está usando seu senso de humor para seduzi-la, impressioná-la.  O humor foi, primeiramente, permitido ao homem e, só mais tarde, a mulher tomou a palavra para dizer alguma coisa engraçada, capaz de fazer um homem ou um grupo rir.  Com mais direitos que a mulher, o homem podia usar sua verve para chamar a atenção em sociedade, dizendo coisas inteligentes e engraçadas que atraiam as pessoas, levando-as a procurar estar sempre à sua volta.  Hoje em dia, essas restrições desapareceram e uma mulher pode ser tão inteligente e engraçada num grupo social quanto qualquer homem.

Pessoalmente, me pareceu um pouco de exagero você enviar e-mails com recadinhos brincalhões (mesmo leves) todos os dias.  Se você o conhecesse bem, poderia fazer isso à vontade.  Pense, porém, que existem pessoas de todos os tipos; umas diferentes das outras e esse homem, embora não tenha lhe parecido inseguro,  é possível que o seja e que tenha interpretado essas brincadeiras de uma forma totalmente impensável para você.  Nunca sabemos até onde vai a fantasia das pessoas e, por isso, não é aconselhável tratar desconhecidos com intimidade.  Se você pensar sob esse ângulo, deixará essa chateação de lado.

Por todas as qualidades que citou, você não deve estar acostumada com reações como as que esse homem teve.  Aconselho-a porém a aproveitar essa experiência e agir de forma mais cuidadosa, variando o teor de seus e-mails e sondando a reação que eles estão provocando em quem os recebe.  Talvez tenha se precipitado ao não se sentir aceita como é.  Nem todos os homens apreciam mulheres que são sedutoras e, ao mesmo tempo, demonstram que não estão interessadas em assumir a relação com seriedade.  Segundo seu próprio critério, acredita não ter feito nada de errado mas, pense nele (diferente de você):  De alguma coisa ele não gostou. Do excesso de brincadeira, quem sabe.  Sugiro que pense também sobre o seguinte: a serviço de que estão essas brincadeiras que faz?

Abraços,
Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.

Publicidade