Seja +

Mensagens de Amor

Falhei na hora H

Falhei na hora H
Um dos maiores temores do homem é falhar na hora do sexo. Eles se cobram desde pequenos a serem potentes e perfeitos. Qualquer sinal de fragilidade é arriscado e assustador. Não corresponder ao que é esperado e ao que espera de si mesmo pode significar que não são bons o suficiente.

Todos crescem com um ideal que é reforçado constantemente na sociedade e também pela maioria das mulheres com as quais se relacionam. Se demonstram fraqueza correm o risco de não serem admirados. Falhar em qualquer aspecto da vida é normal, mas aceitar o fato requer um longo caminho.

Todo e qualquer homem irá falhar sexualmente em algum momento da vida, seja iniciando a vida sexual ou depois. Se não houver nenhuma questão fisiológica, a ansiedade é a maior vilã da história. Quando se é muito jovem ela existe em decorrência da inexperiência. Em um homem mais velho as razões podem variar, mas geralmente ocorre quando ele quer performar e se preocupa mais em mostrar eficência e potência à mulher do que com o próprio prazer.

Falhar na hora H precisa ser um acontecimento tratado e aceito por todos como algo normal. É necessário transformar a sensação de constrangimento em compreensão e entender que o corpo não é uma máquina e sim algo ligado à emoção. Pode ser que no dia que falhou a pessoa estivesse com alguma preocupação, chateado, mal humorado ou triste. É aceitável que a mulher diga não ao sexo quando não está bem e na grande maioria das vezes eles aceitam isso. O homem tem o mesmo direito, mas não se imagina agindo assim e atropela aspectos emocionais.

Quando está em um namoro, o homem não se permite falhar. Ele precisa corresponder às expectativas e a mulher interpreta essa falha como algo contra ela, como se fosse falta de amor ou desejo. Os dois estão equivocados. Falhar é humano e é normal. As mulheres também falham no sexo, mas a falha feminina não é tão óbvia quanto à masculina e por isso é mais aceita.

Amor e uma relação sólida são suficientes para lidarem com esse problema. Isso não significa impotência, falta de amor ou de desejo, significa apenas que nenhum corpo funciona sem apresentar problemas eventuais e que devemos aceitar nossos limites. As provas de amor e solidez são dadas diariamente, de diferentes formas. A melhor maneira de contornar esse episódio é não dar tanta importância ao fato. Respeitar é compreender que ao falhar a pessoa está se apresentando a você como um simples ser humano e que não precisa ser perfeito para ser especial.

escrito por

Dra. Juliana Amaral Psicóloga

Psicóloga Clínica, Psicanalista, formada pela PUC.RJ. Atendimento clínico em consultório particular ha 10 anos. Atendimento de crianças, adultos e família.